sábado, março 24, 2018

Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realiza visita técnica a órgãos estaduais



A Prefeitura de Coelho Neto-MA, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou, nesta semana, dias 20 e 21/03, uma série de visitas técnicas, voltadas para a agricultura, a órgãos estaduais do Estado do Maranhão. O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo, acompanhado do Engenheiro Agrônomo, Edvaldo Aguiar, visitaram os seguintes órgãos:


SAGRIMA-Secretaria Estadual de Agricultura 

O Secretário Adjunto da SAGRIMA, Edjailson Souza, recebeu a equipe da SEMAGRI, representada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo e o Engenheiro Agrônomo, Edvaldo Aguiar. Durante o encontro, foram avaliadas diversas solicitações para o apoio ao agricultor familiar de Coelho Neto, ficando garantido pelo Estado a disponibilização de sementes de hortaliças, insumos agrícolas e matéria de fabricação de biofertilizante natural. Além disso, a solicitação por kit’s de irrigação ficaram agendadas para o segundo semestre.


EMBRAPA- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

No encontro com a Embrapa, a equipe foi recebida pelo Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano, em que foi apresentada a linha de programas disponíveis para serem trabalhados no Estado, mediante acordo de cooperação que será avaliado pelo Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, para posterior deferimento. Dentre as tecnologias, estão os sistemas de fossas sépticas para fertirrigação, sistemas consorciados de culturas e disseminação de materiais biofortificados, todos direcionados para o desenvolvimento da agricultura familiar e segurança alimentar.


INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária 

A visita ao Incra foi bastante proveitosa, uma vez que ficou acertado com o Superintendente Regional, George Aragão, a emissão das DAP’s-Declaração de Aptidão ao Pronaf, dos agricultores do Assentamento Vila de Fátima, documento de caráter importante pelo qual os agricultores almejavam. Além disso, foi aceito o pedido de acordo de cooperação técnica, através do qual os assentados poderão ter acesso a diversos programas e benefícios do Plano Nacional de Reforma Agrária, como o fomento mulher e o crédito apoio.


BNB-BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

Em encontro com o Gerente de Governo na Superintendência Regional do Banco do Nordeste, Antonio César, foram expostas as dificuldades dos agricultores referentes aos serviços Agroamigo pela dificuldade de acesso à linha de crédito, principalmente quando se tratar de primeiro crédito. O gerente se disponibilizou a colaborar e já está autorizada a elaboração de uma demanda, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, para a listagem de agricultores potenciais que precisam de acesso ao crédito para fomentar a produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário