quarta-feira, março 14, 2018

Prefeito Américo de Sousa realiza dia histórico para a educação de Coelho Neto


A Prefeitura Municipal de Coelho Neto, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou, nesta segunda-feira (13), a entrega de mais uma escola reformada, ampliada e climatizada. A solenidade de entrega reuniu gestores, coordenadores, vereadores, pais, alunos, educadores, servidores, secretários, assessores e comunidade em geral.
O Prefeito Américo de Sousa não tem medido esforços e muito tem investido na educação de Coelho Neto. A escola ganhou salas de aulas climatizadas, refeitório amplo, ou seja, uma infraestrutura digna para acolher alunos e servidores. Tudo isso com empenho do gestor municipal que acredita no poder transformador da educação. 
O ato foi marcado por fortes emoções e teve início com a mensagem da Gestora Escolar, Maria do Socorro Ferreira Lima, que em sua fala ressaltou: “Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade ora dada. Agradeço em poder fazer parte da história de cada um de nossos alunos. Agradeço em nome da família Leozinho Sabido, ao nosso Gestor Municipal, Américo de Sousa, por essa grande contribuição significativa para que esse projeto tenha sido concretizado. Agradeço também a nossa Secretária de Educação, Williane Caldas, pelo compromisso e responsabilidade com a educação de nossas crianças. Não posso deixar de agradecer também aos pais que sempre foram e serão a mais rica parceria da escola. Tenho imensa satisfação de fazer parte dessa comunidade. Agradeço toda a equipe por ter recebido dela confiança e apoio. Ao longo desta caminhada, quero honrar a missão que me foi dada, tendo a certeza de que estamos no caminho certo e que é preciso continuar”.
A Secretária de Educação, Williane Caldas, enfatizou sobre a alegria e a responsabilidade de entregar mais uma escola climatizada: “Primeiramente, quero agradecer a Deus. Estes últimos dias, eu tenho dito que fazer educação de fato, com qualidade, é fazer como estamos fazendo. Estamos caminhando de acordo com aquilo que as condições têm nos proposto e estamos tentando proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos. E como se faz isso? Oferecendo ao município, à população e, primordialmente, aos alunos, aos professores, aquilo que estamos oferecendo no dia de hoje, uma escola totalmente reformada, climatizada, com condições para que todo profissional possa desenvolver seu trabalho. Falar é muito fácil, mas fazer ações concretas este governo tem feito. A pasta da Secretaria Municipal de Educação tem feito aquilo que sido competente para ser feito: entregar escolas no nível em que nós estamos. Enquanto muita gente rema contra a maré, em razão da crise que o país passa, nós estamos seguindo em frente e estamos mostrando que estamos aqui para fazer o diferencial, para fazer de fato acontecer a educação do município, porque não existe nada melhor para um governante do que cumprir dignamente com seu papel. Na pessoa do Prefeito Américo, gostaria de agradecer todo empenho que ele tem feito para que a gente possa oferecer um serviço de qualidade ao município. E isso acontece quando a gente pensa no coletivo, quando a gente pensa a população, para que assim chegue uma educação de qualidade aos nossos alunos, porque nós podemos acreditar na escola pública, sim, nós acreditamos, sim, e temos a plena certeza de que daqui a alguns dias, da Escola Leozinho Sabido, sairão futuros profissionais. E é por isso que estamos dando a prioridade das melhores instalações das escolas do nosso município. Todas as escolas municipais tanto da zona rural quanto da urbana estão passando por reformas, estão sendo pintadas, recebendo reparos nas partes elétrica e hidráulica. Isso se chama compromisso e o faremos, com certeza, durante todo o período que estivermos a frente da pasta. Agradecemos desde o pedreiro até o gestor. Acredito que alunos, pais, professores estão felizes com o presente que hoje recebem”.
Raimundo Oliveira (Raimundão), Ouvidor do Município, enfatizou sobre a forma como está sendo conduzida a administração municipal: “Minha trajetória escolar foi marcada por altos e baixos, mas com muito esforço me tornei Bacharel em Direito. Hoje, a comunidade recebe uma escola digna. Aproveitem esse espaço, estudem. A única solução para este país é o estudo. Ajudem a dirigir o país, com ética e honestidade. Ressalto também que o Poder Legislativo e Executivo devem caminhar juntos para o bem comum. Felizmente, ainda tem gente que pensa no povo e em uma educação digna para os alunos. E é isso que Américo fará até o fim do seu mandato. Cuidem dessa escola, ela é de vocês”.
O vereador Luiz Ramos destacou que o Prefeito Américo de Sousa está honrado os compromissos ora assumidos e firmado qualidade na educação: “Olhar de um futuro brilhante: é isso que presencio e sinto com a entrega da Escola Leozinho Sabido. Esta escola esperou nove anos para ser reformada e hoje está sendo entregue com dignidade. Agradeço ao Prefeito Américo de Sousa que antes já via essa escola com bons olhos e sabia que precisava de uma profunda reforma, precisava de qualidade, e hoje como prefeito conseguiu realizar essa grande obra. Estamos dando total apoio ao governo municipal para que ele possa executar mais obras para serem entregues à população. Usufruam da Escola Leozinho Sabido, ela é de vocês”.
A Secretária Adjunta de Estado da Educação, Rosijane Farias de Paula, frisou que as escolas hoje estregues à população é resultado de muito esforço e planejamento, e mais uma vez reafirmou a parceria entre Município e Estado: “O município está comemorando hoje a reinauguração de uma escola digna. Estamos entregando a dignidade, a justiça social, a qualidade de vida. É isso que educação faz. Parabéns, Prefeito Américo de Sousa, fiquei encantada. Fazer de fato essa transformação via educação é a verdadeira política educacional, esse é o caminho. Prefeito, que você tenha como meta primeira a educação. Esses jovens é que farão uma sociedade mais justa e igualitária. Que a comunidade possa se apropriar e cuidar bem desse patrimônio. Uma escola de qualidade se faz com estrutura e gente. Avante, Coelho Neto!”.
O Presidente da Câmara Municipal, Osmar Aguiar, ressaltou a importância de se pensar no coletivo como forma de avançar ainda nas ações municipais: “Estamos dando espaço para que cada cidadão possa escolher um caminho de qualidade. Existem as escolhas coletivas e são elas que nos impulsionam. Apesar de todas as dificuldades, estamos vendo as crianças tendo oportunidade de receber escolas climatizadas. Sabemos que é necessário criar estrutura para colhermos bons frutos, estrutura de qualidade e planejamento. Estamos conseguindo dar as respostas, temos uma equipe se empenhando para que a gestão possa acontecer. Esta equipe está aqui para servir à comunidade”.
O Prefeito Municipal, Américo de Sousa, visivelmente feliz, agradecido e emocionado, reafirmou parcerias e salientou sobre a oportunidade de entregar mais uma escola reformada, ampliada e climatizada: “Mandato tem dia e tem hora para começar e terminar. Preocupamos-nos em primeiro lugar com a população. Busco esse apoio também no Legislativo. Somos representantes do povo e temos que pensar no povo em primeiro lugar. Temos buscado, no dia a dia, unificar as forças políticas. Temos como parceiros Raimundão e Jademil que agora estão no governo. São demonstrações de que estão acima das disputas e temos que fazer nosso mandato voltado para a população. Minha resposta para os adversários é TRABALHO. A minha história de luta começou cedo, no Movimento Estudantil, lutei para reabrir a Fundação de Educação e Cultura-FEC. Sou do tempo em que se lutava pela educação pública de qualidade. Sou professor da rede municipal e estadual, fui eleito presidente do sindicato e aprendi a lutar pela educação pública de qualidade e gratuita. Como prefeito, estou realizando isso. Estamos realizando sonhos. Hoje entregamos a Escola Leozinho Sabido, tivemos que demolir parte de sua estrutura. São novas instalações. Estamos vendo aqui uma nova Leozinho, reformada e ampliada, uma escola moderna, estrutura de escola particular, local onde vai gerar muita cidadania. A infraestrutura anterior não proporcionava conforto nem dignidade. Estamos realizando trabalhos de manutenção em todas as 37 escolas municipais, todas sem exceção. Mesmo tendo perdido recursos, estamos fazendo o impossível para concretizar nosso compromisso de luta em defesa de direitos. E agora estamos tendo a oportunidade. O prefeito não trabalho sozinho. Contamos com nossos servidores e temos buscado valorizá-los. Estamos garantindo todos os direitos, melhorando as condições de trabalho. Como prefeito, represento os interesses da população e represento o interesse dessas crianças. A escola vai influenciar positivamente na vida de cada uma delas. Precisamos adquirir a consciência de que esse patrimônio é da população. Que aqui os funcionários possam exercer seus trabalhos com dignidade. A nossa gestão é uma gestão de compromisso e acredito que Deus escreve nossa história e a cada momento tem algo reservado para a gente. Temos muito a inaugurar. E o trabalho não para, teremos 40 ruas a serem asfaltadas em parceria com o Governo do Estado. Estamos trabalhando”.
Selma Vale, professora da Escola Leozinho Sabido, fez a leitura do Histórico da Escola e disse estar emocionada por ver a transformação pela qual passou o todo o ambiente escolar: "Tema da Escola: Nas páginas de um futuro mehor com Oportunidades, Experiências e Liderança. Lema> Conscientizar para Educar. A Escola Leozinho Sabido é uma instituição de ensino compromeida com a educação há 25 anos. Foi fundada no dia 31 de maio de 1993 e recebeu este nome em homenagem a um inegrante do Leo Clube de Coelho Neto e ex-funcionário da empresa Itajubara S?A, Orlando Alves de Albuquerque, que faleceu em um acidente de trânsito. Na época, a escola era apenas uma creche e possía 04 salas de aulas. Hoje, ela atende duas modalidades: Educação Infantil e Esino Fundamental I de 1º ao 5º Ano, com 09 salas de aulas. Possui 506 alunos, 38 funcionários, 01 Gestora: Maria do Socorro Ferreira Lima, 01 Supervidora: Maria Deusimar Sousa da Silva, 19 professores, 01 secretário, 02 agentes administrtivos, 05 vigias e 04 auxiliares Operacionais de Serviços Gerais.
Estiveram presentes na solenidade, a Primeira-dama, Iranete Sousa, Osmar Aguiar (Presidente da Câmara Municipal), Luís Ramos (Vereador), Liza Pires (vereadora), Albertino Veríssimo (Secretário de Agricultura e Pesca), Afrânio (Secretário Adjunto de Educação e Cultura), Adilson Torres (Secretário Adjunto de Cultua), Francisco Duruteu (Secretário de Cidadania), Iracely Vasconcelos (Secretária Adjunta de Saúde), Ivonete Aguiar (Coordenadora da UPA), Milton Mourão (Chefe de Gabinete),  Suely Palhano (Secretária de Planejamento, Administração e Finanças), Francisca Ana (Secretária Adjunto de Finanças), Cristiane Bacelar (Secretária de Governo e Articulação Política), Rosemere Santana (Secretária de Assistência Social), Orlando Azevedo (Secretário de Infraestrutura e Urbanismo), Adailton Lima (Secretário de Esporte e Lazer), Francisco Filho (Secretário de Comunicação), Neto Simões (Sub-controlador), Olímpia Delgado (Secretária de Saúde), Dr. Regino (médico), Raimundo Oliveira (Ouvidor do Município), Greg Maranhão (Procurador Geral do Município).
Do site da Prefeitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário