sexta-feira, março 16, 2018

Luana Costa integra delegação que discute empoderamento de mulheres em Nova Iorque


Começou na última segunda-feira (12), em Nova Iorque, a 62ª Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW) com o tema Empoderando Mulheres e Meninas Rurais. Organizada pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) com o apoio da ONU Mulheres, a CSW tem como objetivo debater estratégias políticas e compromissos para o avanço da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas que vivem em áreas rurais em todo o mundo. O encontro acontece na sede das Nações Unidas, até dia 23 de março.

Sete deputadas federais integram a delegação brasileira na CSW, entre elas a socialista Luana Costa (PSB-MA). “É de extrema importância que o mundo esteja voltando seus olhos para as trabalhadoras rurais. Durante esses dias estou acompanhando e conhecendo outras realidades e assim vendo que essas trabalhadoras têm muito que conquistar ainda”, disse. A parlamentar, que integra a bancada feminina na Câmara, acredita que a discussão é o caminho para melhores condições de trabalho e vida dessas mulheres.

Também fazem parte da discussão a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Secretaria de Governo da Presidência da República e a Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores (representando o governo brasileiro). Além de representantes da sociedade civil e lideranças empresariais que desenvolvem políticas para a promoção da equidade de gênero e raça.

A deputada federal Soraya Santos (MDB-RJ), coordenadora da representação do parlamento brasileiro na delegação, afirma que a Câmara dos Deputados buscou constituir perfil diverso na representação oficial na CSW 62. “Na delegação temos deputadas que atuam no debate de direitos humanos e pessoas com deficiência, que discutem as questões da população negra e a violência, como os assassinatos de jovens negros, deputadas que acompanham a agenda de saúde das mulheres negras, e integrantes da Frente Parlamentar Rural.”

O estado brasileiro levou para pauta a sensibilização para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas no meio rural e os problemas e desafios para o desenvolvimento de políticas que assegurem às mulheres o direito humano a uma vida sem violência.

CSW – Uma das principais instâncias de negociação e de monitoramento de compromissos internacionais sobre direitos humanos das mulheres. A ONU Mulheres atua como secretariado da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), que se reúne, no mês de março, em Nova Iorque, há mais de 60 anos. Participam dos encontros anuais as autoridades dos mecanismos das mulheres, sociedade civil e especialistas.


Mariana Fernandes com informações do site da ONUBR



Nenhum comentário:

Postar um comentário