sábado, março 24, 2018

Dia Mundial de Combate à Tuberculose ganha ações intensivas em Ribamar

O Dia Mundial de combate a Tuberculose, apesar de ser lembrado apenas no dia 24 de Março, ganhou uma atenção especial nesta quinta-feira (22). É que a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a uma série de ações voltadas a sensibilização da população para identificação, prevenção e tratamento da doença. As ações foram realizadas na Unidade de Saúde do Cohatrac V.

Durante a ação, foram entregues folders explicativos com orientação sobre a doença. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões. Para o prefeito Luis Fernando, o momento é de atenção, uma vez que o município vem realizando campanhas e intensifica cada vez mais as campanhas em prol da informação.

“Oportunizamos o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose para mobilizar a população e renovar, é claro, o compromisso com as ações que facilitem o diagnóstico e tratamento correto da doença, visando à diminuição da carga de transmissão da tuberculose no município e a superação do estigma e preconceito que ainda observamos na sociedade”, pontuou.

Além do material impresso sobre o tema, equipes da UBS também realizaram exame e teste clínico em pacientes que apresentaram sintomas. Exames de Raio X também foram solicitados nos casos suspeitos.

De acordo com o secretário de saúde, Thiago Fernandes, se identificada a doença, o paciente tem direito ao tratamento que é gratuito e oferecido integralmente pelo SUS e também nas Unidades de Saúde do município. “A pessoa que faz o tratamento correto, não precisa de isolamento, mas é necessário ser fiel, e concluí-lo corretamente. Precisamos divulgar que a tuberculose tem cura”, afirma o secretário.



Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2013, o número de casos de tuberculose no Brasil chegou a 71.123, contra 70.047 registrados em 2012, com um total de 4.406 mortes ocasionadas pela doença que também é a principal causa de óbito em pessoas com HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário