quarta-feira, janeiro 31, 2018

Prefeitura de Coelho Neto realiza Conferência Municipal de Educação


A Prefeitura Municipal de Coelho Neto, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou a Conferência Municipal de Educação. O evento aconteceu no Teatro Municipal, nesta terça-feira (30), com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. 
A Conferência teve início às 07h30, com o processo de credenciamento e, às 8h, realizou-se a abertura da solenidade, com a composição da mesa, e em seguida a palavra da Presidente do CME-Conselho Municipal de Educação, leitura do Regimento Interno e discurso das autoridades. Representantes das comunidades escolares municipais, (zona rural, sede), participaram do evento.
A Palestra Magna ficou a cargo da Pedagoga, Elizângela Fernandes Martins, Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, professora da UEMA-Universidade Estadual do Maranhão e SEMECT. Possui experiência na área de formação docente, com especificidade no campo da identidade e da gestão, e trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais.
Em seu pronunciamento, a secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas, destacou que a participação de cada cidadão, cidadã, professores, gestores e coordenadores é de fundamental importância neste processo de discussão de metas para o Plano Municipal de Educação: “Hoje estamos realizando nossa Conferência Municipal de Educação, momento importantíssimo para discutirmos e articularmos diretrizes para o sistema educacional. Todos os eixos da nossa sociedade foram convidados a estar aqui durante todo o dia, para juntos discutirmos e nos aprofundarmos mais no assunto, de forma que possamos oferecer uma educação melhor aos nossos alunos. Mas, para que essa Conferência acontecesse, foi necessário o esforço e a dedicação da nossa equipe, a qual convido a se fazer presente chamando, à frente, os coordenadores da SEMEC, coordenadores e gestores escolares. Por que eu abri espaço para esse momento? Porque gostaria de, em público, deixar registrado a cada um de vocês o meu muito obrigada. Vocês que estiveram comigo, estudando, se debruçando, organizando, para que tudo isso acontecesse hoje. Isso se chama reconhecimento de profissionais, porque nós temos que valorizar a equipe que está conosco todos os dias. Teremos um dia inteiro de discussões para analisarmos nosso PME-Plano Municipal de Educação, formalizarmos e vermos que metas alcançamos. Sejam todos bem-vindos. Estamos em casa”.
Em seguida, o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Aguiar, deu as boas-vindas e teceu comentários acerca dos índices educacionais e de como planejar para se chegar a uma educação de qualidade: “Desejo uma ótima Conferência a todos os servidores e professores do nosso município. O anseio de todos nós é uma educação de qualidade e essa educação de qualidade precisa ser compreendida em todos os seus setores. O Prefeito Américo de Sousa tem um olhar voltado para o fortalecimento da educação. A gente olha e vê uma luz no fim do túnel, quando percebemos que nossos jovens estão passando em vestibulares, isso mostra que se nós fizermos um trabalho eficiente teremos possibilidades de proporcionar-lhes um futuro promissor. Ano passado, ações do governo, que também contribuíram para a efetivação desse resultado positivo, foram os aulões preparatórios para alunos do ensino médio e ensino fundamental – 6º e 9º, buscando aperfeiçoá-los para que eles possam se empenhar e conquistar seu espaço na sociedade capitalista que a gente vive”.  
Posteriormente, a Sra. Gardênia Lebre Helal, Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional de Educação, fez seu pronunciamento destacando o fortalecimento no âmbito educacional, para que haja eficientes resultados: “É um prazer estar em Coelho Neto. Cumprimento a todos em nome do Prefeito Américo de Sousa, que também é professor. Esse pode ser considerado um momento ímpar. Estamos aqui reunidos em busca de propostas e avanços para a educação. Podemos dizer que somos fortes, pois temos uma equipe comprometida. O momento é de avaliarmos nosso PME-Plano Municipal de Educação, vamos ver todas as metas que avançamos e o que nós precisamos fazer para avançar mais. Temos muito a fazer em nossas discussões, em nosso trabalho, em nosso fazer diário, dizer o que nós pretendemos, melhorando e otimizando tudo o que nós precisamos. Este é o momento em que precisamos buscar aliança, sermos muito mais unidos, nós vemos que o trabalho de equipe fortalece todos os nossos setores, precisamos trabalhar, porque se nós não trabalharmos bem a educação, nós não iremos bem em nenhum outro âmbito. Por isso, precisamos estar juntos para a melhoria do nosso município, teremos a oportunidade de rever nossos conceitos e, acima de tudo, vermos para onde precisamos avançar e só vamos conseguir a mudança tão esperada se nós nos unirmos, precisamos dessa união, precisamos estar junto com o nosso município para que a gente possa realmente fazer esse papel. Agradeço pelo convite, fiquei feliz em encontrar esse teatro lotado. Então, é um momento que interessa a todas as pessoas que moram em Coelho Neto, e o progresso se salienta mais se nós nos unirmos. Vamos procurar notar, ver nossos pontos positivos, mas é o momento também de ver o negativo e o negativo a gente vai olhar com uma visão diferenciada. Por quê? Porque não é aquele momento em que nós vamos ver o negativo para criticar por criticar, nós temos que dar pistas para assim fazermos a diferença. Eu agradeço a atenção de vocês e meu muito obrigada”.         
                   
Em seu comentário, o Prefeito Américo de Sousa ressaltou sobre a importância de unir forças, no intuito de analisar e decidir novos rumos para a melhoria e qualidade da educação: "Saúdo a mesa na pessoa da Secretária de Educação, Williane Caldas. Agradeço a presença de todos os servidores, todos os professores e dizer que não farei um discurso, mas manterei minha fala no direcionamento de uma conversa. Quão prazeroso seria se sonhássemos juntos, pois "Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade", é preciso que estejamos imbuídos de um objetivo coletivo. Por isso, temos que ter união para que, de fato, possamos melhorar o ensino em nosso município. Precisamos de paz, de unidade, precisamos defender nossas escolas, precisamos defender nossa cidade. Temos convicção de que estamos fazendo nossa parte, mas só vamos melhorar quando estivermos todos unidos pelo mesmo propósito".
A Conferência Municipal de Educação é um evento de significativa importância, em que a comunidade se reúne para discutir e propor melhorias para a Educação do município, levando em consideração as necessidades e anseios da comunidade escolar, podendo assim contribuir com as ações da gestão na formação cidadã de todos os que são atendidos pela Educação.
Estiverem presentes, professores, coordenadores, gestores, vereadores, secretários e assessores de governo.

Fonte: Site da Prefeitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário