quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Veja os homenageados no dia dos Finados




O Blog do Ezequias Martins neste dia “dos finados” presta homenagens a alguns que já foram. No segmento politico resolvemos homenagear o ex-governador Jackson Lago; na música evangélica o cantor brasileiro Jair Pires; no segmento música secular o maranhense Tony Cajazeira; e no segmento obreiro de Deus o Pastor maranhense  Estevam Ângelo de Sousa.

PASTOR ESTEVÃO ÂNGELO DE SOUSA 
Pastor Estevam Ângelo de Sousa. 


Nossa homenagem ao Reverendo Pastor Estevam Ângelo de Sousa, o Apóstolo do Maranhão, que falecera em 1996, de um acidente automobilístico.




JACKSON LAGO.


Curiosidade: Jackson Lago, nasceu em 1º de novembro, de 1934.

Jackson Kléper Lago foi um médico e, político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi governador do estado do Maranhão de 2007 a 2009, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes disso, havia sido prefeito de São Luís por três ocasiões. Ele era casado com a também médica Maria Clay Moreira Lago, com quem teve três filhos. Maria Clay foi secretária de Solidariedade Humana durante o governo de José Reinaldo Tavares, quando do rompimento deste com a família Sarney.

Nascido em Pedreiras, no interior maranhense, Jackson Lago começou sua trajetória política ainda na década de 1960, participando de protestos contra a ditadura militar. Ligado ao sindicato dos médicos, foi pioneiro na realização de cirurgia torácica no sistema de saúde pública do Maranhão e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado. Em 1979, ao lado de Leonel Brizola, ajudou a fundar o diretório do Partido Democrático Trabalhista, do qual permaneceu até seu falecimento em 04 de Abril de 2011.
Prefeito de São Luís por três ocasiões (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002, quando foi reeleito), Lago, que conquistou o título de melhor prefeito do Brasil, de acordo com pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, considera a ampliação do número de alunos das escolas públicas e a melhoria da capacitação dos professores suas principais realizações à frente do governo da capital maranhense. A gestão Lago em São Luís também foi reconhecida por avanços nas áreas de saúde, geração de emprego e renda, segurança pública, participação popular, infraestrutura, meio-ambiente e cultura.

Lago renunciou ao último mandato de prefeito de São Luís para concorrer ao governo do estado. Contando inicialmente com a preferência de apenas cerca de 20% do eleitorado, Lago surpreendeu todas as pesquisas de opinião e foi eleito no segundo turno com 51,82% dos votos válidos contra 48,18% de Roseana Sarney. Uma pesquisa do IBOPE contratada pela TV Mirante, indicava que Roseana ganharia o pleito ainda no primeiro turno. Apenas o Instituto Toledo & Associados, contratado pelo jornal O Imparcial, previu a possibilidade de haver um segundo turno no estado. Durante a campanha, Lago apostou no desgaste político da família Sarney, denunciando fortemente casos de corrupções envolvendo o grupo ligado a esta. Lago fez seu material de campanha com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar deste ter declarado apoio público à rival Roseana.



Cantor evangélico Jair Pires.
Acompanhe um pouco da historia do cantor evangélico Jair Pires que faleceu em 12 de março de 2008.




Cantor maranhense Tony Cajazeira.  
O cantor maranhense Tony Cajazeira faleceu em 02 de março de 2015. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário