segunda-feira, setembro 25, 2017

Juíza Larissa Tupinambá recebe Moção de Aplausos por ação pelos direitos da mulher

A juíza Larissa Tupinambá (3ª Vara de Pedreiras), recebeu “Moção de Aplausos” da Câmara Municipal, pela realização da ação "Mulher é pra ser respeitada", realizada desde o ano passado na comarca, que reúne ações de cidadania visando à conscientização da comunidade sobre os direitos da mulher, dentre outros objetivos.

A ação é um esforço conjunto e concentrado orquestrado com o objetivo de  conscientizar a sociedade; levar a violência de gênero da esfera privada e familiar para o debate público; sensibilizar os homens; empoderar as mulheres e resgatar sua autoestima e informar acerca dos direitos e serviços disponíveis na legislação, em complemento à punição isolada.
Em um mesmo espaço são oferecidas palestras, serviços médicos, odontológicos, expedição de documentos, assistência jurídica, orientação psicológica, nutricional, fisioterapia, beleza, cursos, apresentação de teatro, espaço lúdico, oficinas de profissionalização, programação de lazer. As atividades engajaram as escolas municipais, com orientação e trabalho anterior e elaboração de desenhos envolvendo a temática com premiação dos 3 primeiros lugares.

“O envolvimento da comunidade na ação é real desde a abertura até o encerramento. São três dias intensos, com repercussão positiva e duradoura, além de frutos permanentes. A ação inova pela quantidade de atividades que engloba, pela diversidade de atores envolvidos e pessoas atendidas”, avalia a juíza.

ATENDIMENTOS – No ano passado, as atividades aconteceram na praça do Goiabal, em Pedreiras, e este ano, na Praça da Baixada, no município de Trizidela do Vale, termo judiciário da comarca, com estrutura maior e mais diversificada.

Em 2017, as ações da “Carreta da Mulher” foram feitas em parceria com a SEMUS, OPM, CRAS e CREAS, nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho, resultando em 1.139 atendimentos em serviços de prevenção à saúde da mulher e 378 participantes em palestra de prevenção à violência, totalizando 1.517 atendimentos. Nos demais serviços oferecidos na ação foram beneficiadas cerca de 6 mil pessoas da comunidade.


Vídeo com o discurso completo da juíiza Larissa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário