quarta-feira, agosto 23, 2017

Esgoto de obra do governo federal vaza e atinge casas no interior do Maranhão

Moradores da cidade de Parnarama, distante 375 km de São Luís, reclamam de um problema sanitário, que afeta a cidade desde 2014. O sistema de esgotamento que já custou cerca de R$ 10 milhões, não está funcionando como deveria e faz com que os moradores convivam com fezes pelas ruas e avenidas do município. O Rio Parnaíba, de acordo com os próprios moradores, também está sendo afetado pelo despejo dos dejetos.




A implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Em resposta ao Ministério Público, ainda em 2014, a companhia disse que o trabalho foi dividido em duas etapas. Esta segunda etapa estava esperando pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) fazer as ligações das estações elevatórias para que o serviço fosse concluído e à administração passasse ao município.

Mas esta fase final foi comprometida. Segundo a Codevasf, só houve vazamento de dejetos em via pública por conta de ação clandestina. "Para que dejetos estejam saindo dos equipamentos do sistema de esgotamento sanitário é preciso que alguém tenha feito a 'ligação intradomociliar', que vem da residência para a caixa de ligação (inspeção), que se encontra no passeio", diz trecho do documento da Codevasf ao Ministério Público.
A companhia federal contratou a Construtora Jurema Ltda. para fazer todo procedimento, e neste mesmo documento, garante que a contratada só fez o que lhe foi determinada.
Uma série de reuniões com a prefeitura foi realizada nos anos que se seguiram. Por último, ficou acertado que a Codevasf vai recuperar todo o sistema e depois repassar a adminitração para a prefeitura.
Em trecho da última nota técnica divulgada em junho de 2017, a companhia reafirma que o problema foi causado por alguns moradores.
"Após concluídas as obras de implantação do sistema, a população realizou as ligações intradomiciliares à rede coletora de esgoto, porém tendo em vista que o sistema não foi liberado para realizar essas ligações e não foi recebido pela Prefeitura, os dejetos foram se acumulando nos trechos mais baixos da rede, causando transtornos à população devido ao extravasamento de esgotos em vias públicas do município, problema este ocorrido por falta de operacionalização e de manutenção no sistema. Sendo assim, o prefeito passou a alegar que não receberia o sistema enquanto a Codevasf não providenciasse a recuperação/manutenção da estrutura", diz trecho da nota.

Para corrigir estas falhas, a companhia contratou agora outra empresa, a Saneproj Ambiental Ltda. para "a elaboração de diagnóstico para propor melhorias e a recuperação do sistema de esgotamento sanitário, além da elaboração de orçamento para execução desses serviços de recuperação e manutenção, visando colocar o sisteam de esgotamento sanitário em pleno funcionamento. Somente após a conclusão do Contrato n° 8.002.00/2017, será elaborado, pela Codevasf, o Termo de Referência para o processo licitatório de execução dos serviços de recuperação do sistema, para que posteriormente o SES seja entregue ao município".

As obras para recuperar todo sistema e limpar a cidade ainda não tem data para começar. Sobre esta nova etapa, ainda não há informações de quanto dinheiro será investido.
Ambiente ruim
Enquanto isso, as pessoas convivem com o odor e com risco de contrair doenças. José Olívio é morador do bairro Redenção, um dos maiores afetados pelo problema. Segundo ele, todas as autoridades municipais já sabem da situação.

"Estamos revoltados com o vazamento de dejetos em quase todas as ruas de nossa cidade. Aí, convivemos 24h com o odor. Já levamos esse problema para a Câmara de Vereadores e para a promotoria e demais secretarias e até agora a Prefeitura não se manifestou", disse José Olívio.
Também moradora do bairro Redenção, Joana Alice Lopes de Oliveira, disse que o prejuízo é grande por conta da impossibilidade que tem agora de criar animais em sua propriedade.
"Eu tinha criação de muitos animais, mas agora não posso criar mais nada, pois isso tá entrando já no meu açude e contaminou todos os meus peixes. Procurei o secretário de Meio Ambiente e a promotoria e nada foi resolvido. Quero que esse problema seja resolvido. Ainda tem o odor, que é na cidade inteira, mas aqui é pior", declarou Joana de Oliveira.
O advogado Lucas Veloso, morador da cidade, reclama da falta de posicionamento por parte também da prefeitura. "A obra foi entregue já sem funcionar de forma adequada. Queremos que o prefeito Raimundo Silveira tome as providências. A prefeitura não faz nada", disse Veloso.
Em nota, secretário municipal de Meio Ambiente da cidade, Jakson Feitosa Silva, disse que entre outras ações, a prefeitura vai rever o convênio com a Codevasf. "De imedito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parnarama-MA acionou seus técnicos para a realização de vistorias e posteriore elaboração de relatórios, bem como para rever o convênio firmado entre a Prefeitura de Parnarama e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) a qual, até o presente momento, é responsável, juntamente com o Sistema Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE/ Parnarama-MA), pela manutenção do sistema de esgotamento sanitário desta cidade, para que tome as devidas providências e resolva de imediato o problema relatado".
Nota completa da SES de Parnarama
Ao tomar conhecimento dos problemas referentes ao esgotamento sanitário da cidade de Parnarama, a Secretaria de Meio Ambiente deste município realizou um levantamento dos danos ambientais, bem como dos danos causados à população local, provindos das obras de engenharia sanitária instaladas nesta cidade pela CODEVASF.
De imedito a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parnarama-MA acionou seus técnicos para a realização de vistorias e posteriore elaboração de relatórios, bem como para rever o convênio firmado entre a Prefeitura de Parnarama e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) a qual, até o presente momento, é responsável, juntamente com o Sistema Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE/ Parnarama-MA), pela manutenção do sistema de esgotamento sanitário desta cidade, para que tome as devidas providências e resolva de imediato o problema relatado.

De posse da problemática, a Prefeitura de Parnarama, determinou que a Secretaria Municipal de Obras, fizesse um levantamento das necessidades relacionadas à rede coletora de saneamento básico desta cidade, o qual foi encaminhdo, por meio de relatório, à Superintendência Regional da CODEVASF para que tome providências no sentido de solucionar tais problemas.

De posse da situação, a CODEVASF já se manifestou e uma nova licitação já foi realizada, para manutenção e ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Parnarama, mas as execuções das atividades licitadas ainda não se iniciaram.

Desta forma, faz-se saber que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Prefeitura de Parnarama, comprometida com a causa, já está em busca de uma solução definitiva para que tão logo minimize ou sane tal problemática, que atinge a população parnaramense, e degrada, de forma danosa, o Meio Ambiente local.

Matéria G1: Fotos(Lucas Veloso) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário