terça-feira, julho 18, 2017

Mastruz Com Leite no " Arraiá do Xaxado" em Mata Roma, uma referência junina do Maranhão


 Nesta sexta,14, sábado,15 e  domingo 16, o município de Mata Roma, no leste maranhense se transformou na Capital mais caipira do Maranhão, sendo uma referência das festividades juninas, em nível de nordeste.

Pouquíssimas cidades maranhenses vivem as festividades juninas tão intensas quanto Mata Roma. A caráter, o município faz três dias de muita festa tematizado na maior e mais vibrante festa nordestina.  

A tradição de ornamentar Mata Roma, nos folguedos juninos, vem da gestão da prefeita Carmem Neto, mas o prefeito Raimundo Ivaldo, o Bode, inteligentemente fez questão de manter.

Apesar de a festa está tão bonita e animada, a ausência do deputado estadual Paulo Neto PSDC, um dos maiores entusiastas e, fã da festança por alguns momentos entristeceu aos populares presentes. Para confortar e alimentar a fé dos matorromenses, a sua esposa a secretária de educação Carmem Neto falou ao público que devido ao seu tratamento requerer repouso Paulo não pôde estar ao evento, mas acompanhava tudo pela internet.

Tanto os integrantes das mais diversas manifestações culturais quanto aos espectadores se confortaram após saberem a boa notícia de que Paulo Neto, bem recuperado assistia a festa pelas redes sociais.  

O “Arraiá do Xaxado” recebeu de Mata Roma e de outras regiões do Maranhão, várias manifestações culturais. 

Em seu primeiro ano de gestão Bode não só apoiou, mas também esteve presente durante os três dias de muita festa, cercado de secretários e Assessores no meio do povo. A alegria do prefeito Bode era visível com o sucesso da festa que recebeu visitantes, como a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, e seu esposo Herlon Costa prefeito de Belágua.

Uma verdadeira multidão se fez presente nas três noites de festa.  A secretária de educação Carmem Neto que durante anos participou do evento como prefeita, não perdeu uma só noite, vibrando e ao lado de sua gente como secretária de educação. 

 O glamour gerado pela ornamentação da maior festa junina da região se somou ao brilho das apresentações de diversos grupos folclóricos das escolas municipais e de outras regiões, num verdadeiro show de elegância e coreografias que entrou para a história.

.Um dos pontos alto da festa foi no encerramento quando o Arraiá do Xaxado recebeu com muita honra o Boi Brilho de Urbano Santos que fez uma bela e inesquecível apresentação.

O Prefeito, Raimundo Ivaldo disse que se sentiu muito satisfeito, pois nos primeiros seis meses de sua gestão, o Arraiá do Xaxado continuou com o sucesso de sempre e está entre um dos maiores da região! Bode também elogiou e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na realização da grande festa, o caso da Secretária de Cultura Nilza Martins e a Secretária de educação Carmem Neto.

A Secretária Carmem Neto não poupou elogios aos colaboradores incluindo professores, diretores e alunos das escolas que participaram na organização das apresentações. O reconhecimento da secretária de educação e do prefeito chegou à equipe da Secretaria de Cultura que foram precisos para que a programação dos 03 dias saísse da melhor forma possível, superando as expectativas.

Carmem Neto, ao justificar a ausência do deputado Paulo Neto, agradeceu o apoio dele inclusive na parceria entre prefeitura e governo do estado. 
 .
Após a apresentação do Boi Brilho de Urbano Santos, a festa ficou por conta da Atração Principal da Noite – Banda Mastruz com leite que se apresentou com grande estilo tocando as melhores músicas que marcaram épocas.  























Nenhum comentário:

Postar um comentário