sábado, 15 de abril de 2017

Cássio Reis: um dos símbolos da resistência aos Murad e Sarney em Coroatá

O vereador de Coroatá, Francisco Cássio dos Reis Conceição, ama a sua terra e luta por ela com unha e dentes, mas a sua história política não iniciou ali, mas sim em São Luis a capital do Maranhão.
Aos 16 anos de idade o jovem Cássio Reis, saiu de Coroatá para estudar em São Luis. Como ele tem política na veia mesmo longe de seu torrão querida, além dos estudos Cássio passou a priorizar o fator política.




Ainda em 1990, o jovem Cássio Réis passou a ser assessor Parlamentar do vereador Gosmo Ferraz na Câmara de São Luis, entrando ali definitivamente para o mundo da política. A boa relação de Reis com a política ludovicense só estava começando. Ainda ali no Parlamento da Capital o coroataense, passou pelo gabinete do vereador Albino Soeiro, e em seguida, pela administração da casa.

A trajetória do jovem batalhador de Coroatá em São Luis continua. Depois de sua brilhante passagem pela Câmara, Cássio Reis agora vai trabalhar com o Secretário municipal de fazenda, Julião Amim. Ali na secretaria ele lembra que trabalhou com outros secretários como; Sueli Medeiros e Aziz Santos.

Inspirado pelo trabalho incancelável de seu pai o seu Francisco Firminiano um desbravador da luta sindical, e indignado pelo mando da família Murad, em sua terra, em 2004 Cássio Reis retorna de São Luís para Coroatá abdicando de seu importante cargo na gestão do prefeito Tadeu Palácio, mas com o apoio de Jackson Lago para ser eleito vereador em sua terra. Não deu outra: Cássio Reis, realmente foi eleito vereador em Coroatá.

Cássio Reis iniciou a sua carreira política na busca de um mandato eletivo pelo PDT, em 2004, chegando a ser eleito na 7ª colocação com 712, votos. Naquela eleição o líder pedetista foi decisivo na eleição do Prefeito Luis da Amovelar sendo um dos colaboradores pela primeira queda do império de Sarney/Ricardo Murad.

Em seu primeiro mandato Cássio exerceu na mesa diretora o cargo de primeiro secretário. Na busca de sua primeira reeleição em 2008, o pedetista foi eleito com 927 votos, e foi escolhido como o líder do governo do prefeito Luís da Amovelar.

Cássio ainda fala com indignação da cassação do Governador Jackson Lago, que para ele foi um grande golpe que deram ao Maranhão, mas o jovem idealista continuou firme e forte na luta e o povo lhe outorgou o terceiro mandato de vereador.

Em 2012, Cássio Reis foi eleito pela terceira vez vereador em Coroatá, com uma votação crescente, de 1086 votos, já pelo PSDB. Infelizmente o seu candidato a prefeito que era o atual vice-prefeito Domingos Alberto PT, perdeu as eleições. O motivo da perca segundo Cássio foi a derramada de dinheiro da secretaria de estado da saúde nas eleições pelo próprio Secretário Ricardo Murad que elegeu a sua esposa prefeita.

Cássio vereador ocupou o seu espaço no legislativo municipal fazendo um grande trabalho de fiscalização e sempre legislando a favor do povo, se tornando em uma referência oposicionista a Prefeita Tereza Murad. Em 2014, deu a sua importante participação nas eleições vitoriosas de Flávio Dino, PC do B.

Em 2016 Cássio chegou a lançar o seu nome como pré-candidato a prefeito, pontuou bem, mas as pesquisas diziam que a população queria mesmo era o filho do ex-prefeito Luís da Amovelar, para ser prefeito de Coroatá.

Pensando de forma coletiva tanto Cássio como outros políticos de Coroatá se uniram em torno de uma coligação ampla e conseguiram derrotar pela segunda vez, o império de Ricardo Murad. Nesta conjuntura política Cássio Reis consegue o seu quarto mandato com 1036 votos.

Cássio lamenta profundamente a situação administrativa em que ficou Coroatá, mas disse que ali nas festividades alusivas aos 97 anos do município, estava feliz pela sábia decisão do povo de entregar o município nas mãos de que realmente sabe administrar.

“Quero aqui parabenizar todos os cidadãos coroataenses e aqueles que escolheram o nosso município para morar, que de certa forma tem contribuído direto ou indiretamente com a história e com o desenvolvimento de nosso município, nesta data importante que é o aniversário de 97 anos de Coroatá, ” expressou Cássio Reis.
Cássio Reis continua sendo um dos grandes vereadores com trabalho destacado em Coroatá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário