terça-feira, março 21, 2017

PF desencadeia operação contra vazamento de informações no Maranhão.

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (21) a Operação Turing, com o objetivo de desarticular organização composta por servidores públicos e particulares que causavam embaraço a investigações da PF no estado.

Aproximadamente 80 policiais federais estão cumprindo 23 mandados judiciais, sendo 4 de prisão temporária, 4 de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão, em residências e locais de trabalho dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Luís/MA.
Foram decretadas as prisões temporárias dos blogueiros Luis Cardoso, Luis Pablo e Neto Ferreira e do ex-secretário adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária do governo Flávio Dino (PCdoB), Danilo dos Santos Silva – ele foi exonerado no dia 9 de março, quando a operação já estava em andamento.
Foram conduzidos coercitivamente, ainda, outros cinco blogueiros. A decisão foi divulgada pelo blog O Informante.
A investigação, iniciada em 2015, revelou que um policial federal revelava antecipadamente fatos sob sigilo de Justiça a blogueiros. Estes, por sua vez, ameaçavam funcionários públicos e empresários e pediam valores em troca da não divulgação na mídia local dos fatos descobertos em desfavor deles.
Os investigados aproveitavam também a oportunidade para fugirem ou destruírem provas. Em troca, o servidor público era agraciado com publicações na imprensa em seu favor, permitindo sua inserção em cargos de confiança do Estado. Ele chegou a assumir a função de Secretário Adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária.
A PF apura, ainda, possíveis frustrações do caráter competitivo de licitações do sistema prisional, bem como eventuais desvios na execução de verbas públicas.
O nome da operação é uma referência a Alan Turing, um cientista e matemático britânico responsável pelo desenvolvimento de uma máquina utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, capaz de interceptar e decodificar dados criptografados transmitidos pela máquina Enigma.
Do Blog do Gilberto Leda

Nenhum comentário:

Postar um comentário