terça-feira, outubro 11, 2016

Quatro medidas de Temer podem ajudar muito nossa economia já no curto prazo

Quando se trata de um governo, seja ele qual for, é sempre bom manter o ceticismo e até mesmo alguma visão pessimista. Porque a tendência, bem sabemos, sobretudo considerando o histórico deste país, é no fim dar errado.
Presidente da Republica Michel Temer. 

Mas, gostem ou não, Michel Temer tem tomado decisões acertadas no curto espaço de tempo em que está no poder. E quatro delas estão extremamente interligadas, muito embora nenhum veículo as tenha relacionado numa única cadeia.
Fizemos isso agora. Acompanhem a seguir.

1 – PEC 241 (TETO DE GASTOS)

Chega a ser BIZARRO que algo assim mereça discussão, com direito a “opiniões contrárias”, mas basicamente a Proposta de Emenda Constitucional do “teto” dos gastos públicos propõe que… o governo gaste menos. Sim, é isso. Os gastos passarão a ser limitados ao valor do ano anterior, corrigido pela inflação. E por que isso é importante? Porque retira algumas travas de investidores internacionais, demonstrando que a economia nacional é mais confiável e assim garantindo não apenas mais capital como mais (e melhor) crédito internacional.

2 – CRÉDITO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Para além da medida macroeconômica do item anterior, há a liberação de R$ 30 bilhões de crédito a micro e pequenas empresas. São elas as maiores empregadoras do país e que, com esse capital, ajudarão a reverter o desemprego já no curtíssimo prazo, pois demandarão novos empregados. E também, por óbvio, a injeção de capital na economia, que a aquecerá por si só.
3 – REFORMA DO ENSINO MÉDIO

O combate ao desemprego recebe esse apoio de curtíssimo prazo mas também um outro já para daqui cerca de cinco anos. Isso por conta da difusão do ensino técnico, um dos pontos principais da reforma proposta pelo governo. Com isso, haverá mais mão-de-obra para vagas qualificadas, o que reverterá em melhores salários e, de novo, mais fomento de toda a economia – sem que seja por mero programa de repasse, mas sim pelo binômio qualificação/emprego.

4 – ABERTURA INTERNACIONAL

Por fim, com os ótimos novos rumos do Itamaraty, o país caminha para uma abertura ao mundo com vistas no comércio, não na ideologia barata. Era disso que precisávamos e Temer ressaltou a importância dessa nova postura – marcada pela atuação de José Serra no Ministério das Relações Exteriores.
PORTANTO

Mantendo as ressalvas de ceticismo e até pessimismo, ainda assim não dá para negar que essas quatro medidas sejam ótimas e, já num prazo mais curto, podem trazer benefícios extremos ao país, especialmente à economia. Aguardemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário